Bate papo do Instagram superou o Messenger do Facebook no Brasil

O crescimento do Instagram foi perceptível no último ano por qualquer usuário de redes sociais. Por conta disso, a empresa Opinion Box e o site de notícias Mobile Time encomendaram uma pesquisa chamada Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil sobre os mais variados apps de mensagens, e os resultados você acompanha mais abaixo.

O primeiro número que comprova o crescimento do Instagram é o de número de smartphones com esse app instalado que já se aproxima ao número com o Messenger do Facebook instalado. O crescimento do Instagram foi de 5% enquanto a queda do Facebook foi 4% no último semestre.

Um outro número bem esclarecedor é o Grau de fidelidade, que representa o percentual dos usuários que abrem o app todos os dias ou quase. No caso do Instagram esse grau de fidelidade é de mais de 80%, já no Facebook Messenger esse grau é de apenas 62%. Esse número tem uma análise bem interessante, ele significa que essas pessoas que utilizam o aplicativo todos os dias ou quase, não irão desinstalá-lo tão cedo. O grau de fidelidade ao whatsapp por exemplo beira os 100%.

Para vender, o Whatsapp ainda ganha do Instagram

Se você não conversou com alguma empresa, por menor que seja, pelo whatsapp saiba que você é minoria. Empresas de todo o tipo como pizzarias, profissionais de decoração, vendedores de perfume e inúmeros outros utilizam o Whatsapp para conversar com seus clientes.

Há um ano atrás, mais de 50% dos usuários frequentes do Whatsapp já haviam trocado mensagens com alguma empresa, hoje esse número se aproxima dos 70%. É possível até ter uma conta comercial no Whatsapp certificada. E o Instagram está indo pelo mesmo caminho.

A pesquisa realizada mostra outros números bem interessantes, como por exemplo que os usuários do Instagram em sua maioria são mulheres. Além disso, foi comprovado que muitas pessoas ainda utilizam SMS e não é só para receber as mensagens das operadoras.

Como foi feita a pesquisa

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil foi realizada com 2053 usuários de smartphone no Brasil sempre levando em consideração as proporções de distribuição geográfica, gênero, renda e idade.

As entrevistas foram realizadas pela internet em janeiro de 2019 e tem uma margem de erro de 2 pontos percentuais aproximadamente, tendo o grau de confiança de 95% e validade estatística.

Você pode utilizar resultados de pesquisas como essa para melhorar os resultados da sua loja virtual ou até mesmo para começar um novo negócio. A primeira análise é: como você está divulgando sua loja? No Facebook? Que tal mudar para o Instagram? Sua loja virtual já oferece contato direto com seu whatsapp?

Para te ajudar a ajustar esses e outros pontos da sua loja virtual ou para começar um negócio do zero da forma correta, a Magento Online tem o know-how. Entre no nosso site www.magentoonline.com.br e fale com um de nossos consultores, nós trabalhamos com divulgação em redes sociais e no Google.

Compartilhar