Como vender para o exterior

Em 2018, países como China, Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha e Austrália importaram do Brasil em torno de R$ 4 bilhões através das nossas lojas virtuais. Se você quer que sua loja esteja preparada para vender para o exterior, acompanhe esse post para não perder nenhuma dica.

Quase 40% das receitas dos e-commerces latino-americanos são provenientes de exportações e mais de um terço foi dentro da América Latina em si, o fluxo na região já chegou a 70 bilhões de dólares em um ano.

O mercado internacional é realmente bilionário e qualquer empreendedor gostaria de morder um pedacinho disso aí… mas quem é pequeno empresário não sabe muito bem por onde começar, como vender, quais as formas de pagamento que são possíveis nesse tipo de venda e como entregar os produtos.

Aqui vamos te esclarecer os principais pontos e você vai concluir que, apesar de mais difícil, é sim possível vender para outros países e ter muito lucro.

O que terei de aprender para vender para o exterior

Conhecimento de público alvo é importante em todo caso, mas quando você vai vender para o exterior, é preciso também conhecer a cultura do local, afinal, se a cultura muda dentro do próprio Brasil de um estado para o outro, pense agora quando se muda de país!

Pesquisar os gostos não é suficiente, é preciso conhecer as condições também, por exemplo, produtos eletrônicos possuem voltagem, qual a voltagem no país para o qual você quer vender, qual o tipo de tomada, além disso, qual a forma de pagamento mais comum no país.

Conhecimento de datas comemorativas também ajuda muito na hora de realizar campanhas, a Black Friday de outros países, por exemplo, pode ter uma data diferente da Black Friday daqui. Assim como, o Dia dos Namorados de lá que, além de ter outro nome, tem outra data também.

Porém, mais importante que conhecer a cultura local, é conhecer a regulamentação. Para alguns produtos há questão de idade mínima, para alguns países tem questão de impostos a serem aplicados, por isso, a melhor forma é ir expandido aos poucos.

Escolha um país e estudo sobre ele, estude tudo, comece por um mais fácil, mais perto. Vai ser mais difícil no começo, mas depois que você expandir para um, você fica expert no assunto e daqui a pouco estará vendendo para o mundo todo.

Métodos de pagamento para vender para o exterior

Cartão de crédito é de fato a forma de pagamento mais utilizada e aceita pelo mundo, mas alguns países possuem algumas outras formas preferidas. Os sistemas digitais de pagamento são um exemplo muito comum na China, bem como na Alemanha, Itália e Espanha.

Uma forma de pagamento que praticamente não existe no Brasil, não para produtos, é o pagamento no ato da entrega. Nós por aqui, só fazemos esse tipo de pagamento para refeições. Mas em outros países do mundo como China, Índia, África e do Oriente Médio, é muito comum comprar um produto e só pagar no ato da entrega.

Agora que você já conhece os principais pontos para vender para o exterior, mãos a obra e se tiver alguma dúvida, entre no nosso site e fale com a Magento Online que nós podemos te ajudar.

Compartilhar