Instagram já é mais utilizado que Facebook no Brasil

Uma pesquisa realizada entre os brasileiros sobre aplicativos de mensagens revelou que o Instagram vem crescendo e o número de celulares com ele já está próximo o número de celular com o messenger do Facebook, que teve uma perda de abrangência em 4% nos últimos seis meses, enquanto o Instagram ascendeu 5%.

Mais de 80% dos brasileiros com o Instagram instalado em seus smartphones abrem todos os dias ou quase, assim, o “Grau de fidelidade” ao Instagram já está maior que ao Facebook, isso significa que a chance de desinstalação é muito pequena. Se continuarmos falando de aplicativos de mensagens, a comparação deixa ainda mais claro o crescimento do Instagram, já que ele só perde para o Whatsapp que é aberto diariamente por quase 100% de seus usuários, ganhando do Telegram cujo número é 63% e o Facebook Messenger com 62%.

Em contrapartida ao grau de fidelidade temos uma pequena parcela dos usuários com risco de desinstalação, que não aqueles que declaram nunca ou quase nunca abrirem o app. A porcentagem desses no Instagram é de 3%, do whatsapp de apenas 0,6% e Telegram e Messenger ficam empatados com 10%.

Mas quem mais vende é o Whatsapp

Quem nunca encomendou ou pelo menos conversou com uma empresa pelo Whatsapp? Com um grau de fidelidade de 97%, mais da metade dos usuários já tinha se comunicado com alguma empresa ou marca há um ano atrás, hoje esse número aumentou para 68%, é possível ter contas comerciais certificadas pelo próprio Whatsapp, além de utilizar o whatsapp web ou até colocar um ícone na sua loja virtual para que seu cliente envie uma mensagem direto para o seu whatsapp.

Outros números sobre aplicativos de mensagens

  • A maioria dos usuários do Instagram são mulheres jovens
  • Ainda há quem use SMS não só para receber mensagens das operadoras, mas também para envio, não pense que essa ferramenta morreu
  • Os planos pré-pagos são maioria esmagadora com mais de 60% dos usuários contra pouco mais de 20% para os planos controle e apenas 15% dos pós-pagos.

Fontes da pesquisa realizada

Para garantir a credibilidade das informações passadas aqui, vamos falar um pouco da pesquisa feita. Ela é uma pesquisa independente chamada Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil, e foi realizada como resultado de uma parceria entre a empresa Opinion Box e o site de notícias Mobile Time.

A pesquisa foi feita com 2053 brasileiros usuários de smartphone dadas as devidas proporções de idade, renda, gênero e distribuição geográfica. Foram feitas entrevistas pela internet no mês de janeiro de 2019 e sua margem de erro é de aproximadamente 2 pontos percentuais com 95% de grau de confiança e com validade estatística de amostragem.

Como utilizar os resultados da pesquisa para lucrar

Se você tem uma loja virtual e ainda investe em propaganda pelo Facebook ou SMS, talvez esteja na hora de rever seus investimentos. Priorize os gastos de Marketing no Instagram e Whatsapp. Coloque ícones nas suas páginas que joguem direto para estes aplicativos, tenha certeza que essa será uma mudança que vai trazer melhores resultados para a sua loja.

Se tiver dúvida, fale com um dos nossos consultores no site www.magentoonline.com.br.

Compartilhar