Multi moedas em loja Magento

Os últimos posts aqui do blog são dando dicas de como vender para o exterior e como configurar sua loja para vários idiomas. Hoje o assunto será sobre o complemento e o arremate para você conseguir internacionalizar sua loja de uma vez por todas. Falaremos sobre como você pode exibir outras moedas além do Real para os preços dos produtos.

Há um módulo nativo no Magento que faz o controle do câmbio e a representação monetária na sua loja. O post de hoje te ensinará a fazer a configuração desse módulo Magento.

Utilize apenas o necessário

diversas moedas no padrão do Magento, mas pra que você iria exibir todas se não vai utilizar? Você irá ter trabalho e carregar demais sua loja de forma desnecessária, vá expandindo essas moedas aos poucos.

Vá em Sistema, depois em Configuração, clique em Avançado e depois Sistema [Moeda]. Nesse ponto você vai escolher apenas as moedas com as quais irá trabalhar. Normalmente as lojas aqui do Brasil utilizam o Real Brasileiro e o Dólar Americano. Mas há quem esteja expandindo seus negócios aos poucos e esteja vendendo apenas para os países da América do Sul.

Por aqui você encontra várias moedas diferentes: Peso Uruguaio, Peso Argentino, Guarani, entre outras. Mas lembre-se: o dólar é muito utilizado em qualquer país do mundo.

Preços a serem exibidos

O Magento precisa ser configurado para que possa exibir na loja outras opções de moeda, caso contrário irá aparecer apenas aquela que foi escolhida no momento de sua instalação.

Para fazer essa configuração vá em Sistema, depois Configuração, clique em Geral e depois Configuração de Moedas [Opções e Moeda]. No campo “Moedas Permitidas” só irão aparecer aquelas que você configurou no caminho citado no tópico anterior. Aqui você vai apenas escolher aquela que quer que apareça no frontend.

Apesar de aparecer o preço em qualquer moeda que você configurar, os pagamentos serão feitos apenas em uma moeda que se chama Moeda Base. É mais ou menos assim: você entra em um site que não é do seu país, quer comprar um produto, mas os valores estão na moeda do local do site então você precisa abrir um outro site pra converter para a sua moeda. O Multi moedas mostra na moeda que você quiser sem precisar ficar convertendo, mas na hora do pagamento isso só é feito em uma moeda específica.

Essa moeda base serve para o seu sistema, mas você também pode ter moedas bases diferentes para cada uma das suas lojas. Para isso é preciso uma configuração específica, veja:

Como sempre você vai em Sistema, depois em Configuração, então entre em Catálogo e clique em Catálogo [Preço]. Você deve alterar o escopo para “Website” e o sistema irá solicitar a reindexação das tabelas, então você aceita.

Fazendo isso, quando você criar ou editar um produto, poderá ter preços diferentes para o mesmo produto.

A opção “Exibir Moeda Padrão” é para você escolher o que aparece como padrão no seu site antes de o seu usuário fazer a modificação para a moeda que ele quer ver.

Agora que você já aprendeu a configurar o Multi Moeda, já está um passo mais perto de internacionalizar sua loja. Se tiver qualquer dúvida, nós da Magento Online teremos o maior prazer em te ajudar.

Compartilhar